Como Apoiar Negócios de Impacto Social e Ambiental
O curso
No Curso "Como Apoiar Negócios de Impacto Social e Ambiental", faremos uma imersão no mundo dos negócios de impacto, discutindo a complexidade dos desafios que o Brasil enfrenta e como esses negócios podem nos ajudar a enfrentá-los!
Descrição
Formação a distância para profissionais de aceleradoras e incubadoras, mentores e consultores de negócios interessados em desenvolver ou fortalecer seus conhecimentos sobre negócios de impacto socioambiental.
Modalidade
O curso tem carga horária de 75 horas (15 semanas). Os conteúdos (textos, vídeos e podcasts serão disponibilizados semanalmente na plataforma). Acesso a 06 workshops exclusivos ao vivo. Tutoria e troca entre os participantes ao longo de todo curso.
Módulos
O curso está distribuído em 5 módulos, que se subdividem em aulas, workshops e atividades:
Negócios como forma de resolver desafios socioambientais
O apoio a negócios de impacto
Modelos de negócios de impacto
Avaliação de impacto
O ecossistema de negócios de impacto
Avaliação e certificação
Após a entrega dos exercícios todas as pessoas participantes do curso recebem um feedback em relação ao conteúdo apresentado.
O certificado está relacionado a engajamento e entrega dos exercícios.
Licenciamento
O Curso "Como Apoiar Negócios de Impacto Social e Ambiental" foi concedido à Casa Hacker pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) para fins de treinamento e capacitação de profissionais na temática sem fins comerciais. O seu acesso é protegido pelas políticas de informação confidencial consideradas restritas (DNA).
Negócios como forma de resolver desafios socioambientais
Neste módulo vamos compreender o que são os desafios socioambientais e como os negócios de impacto podem apoiar no enfrentamento desses desafios!
Para isso, começaremos com a primeira aula, que aborda os desafios sociais e ambientais que vivemos hoje, a inovação social como caminho para as mudanças e uma nova visão sobre negócios e capitalismo como solução para tais problemas;
Em seguida, a segunda aula foca no histórico dos negócios de impacto e suas principais características, abordando a evolução deste campo, os conceitos e definições de negócios de impacto e uso da tecnologia neste cenário;
Para consolidar todo o aprendizado deste Módulo 1, faremos um Workshop abordando os conceitos, os conteúdos, com momento para interações e trocas.
Contextualização: desafios socioambientais e inovação social
Sejam bem-vindos/as!
Nesta aula, vamos passar por uma introdução aos grandes desafios socioambientais presentes no mundo atual e no Brasil especificamente e nos debruçar sobre como, através de novos modelos de negócios, se torna possível criar um novo capitalismo capaz de contribuir para a solução desses desafios.

1) Uma introdução aos principais desafios sociais e ambientais que vivemos hoje
Para começar, vamos assistir uma introdução as tendências dos principais desafios sociais e ambientais que vivemos hoje por meio do documentário "Megatendências”, de 2018.
Realizado pela Deloitte e coproduzido pela UNESCO, o documentário Megatendências traz uma reflexão sobre a vida nas grandes cidades e o papel da tecnologia e de soluções inovadoras para enfrentar os principais desafios dos próximos anos. A produção permeia temas como mudanças climáticas e demográficas, globalização e urbanização a fim de analisar, de forma sistêmica, como estamos nos preparando para o futuro.
2) Inovação social e ambiental como caminho para mudanças duradouras
Olhando para as possibilidades, trazemos a leitura do artigo sobre inovação social como caminho para mudanças duradouras, o "Redescobrindo a inovação social", de 2009, escrito por Deiglmeier, Kriss; Phills Jr., J.A. e Miller, D.T. e traduzido por Carolina Andrade, no qual os autores abordam empreendedorismo social e uma nova definição para a inovação social e seus mecanismos.
Clique aqui para acessar o artigo: Redescobrindo a inovação social
Pensando em outra possibilidade de análise, focando na questão do clima e meio ambiente, trazemos um Sumário para Tomadores de Decisão que resume, de forma objetiva, o Relatório Temático “Potência Ambiental da Biodiversidade: um caminho inovador para o Brasil”. O documento, fruto da parceria entre a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES, da sigla em inglês) e o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) discute de forma propositiva trajetórias inovadoras de desenvolvimento sustentável para o país.
Clique no link a seguir para acessar o Relatório: Sumário para Tomadores de Decisão - Potência Ambiental da Biodiversidade: um caminho inovador para o Brasil
3) Os negócios como solução para os problemas sociais e ambientais e a emergência de uma "nova economia"
Para finalizar esta aula, leia o Capítulo 1 (págs 19 a 24) do livro "Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil", que trata do "Capitalismo movido por propósito", de 2019 . Neste capítulo de Stuart Hart, no livro organizado por Edgard Barki, Graziella Comini e Haroldo Torres, é abordado o capitalismo movido por propósito e o desafio de uma economia global sustentável.
Livro: Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil (Acesse a página, assine a newsletter do ICE e só depois clique em "acesse gratuitamente aqui" para baixar o livro).
Negócios de impacto socioambiental: histórico, conceito e cases
Nesta segunda aula, iremos abordar o histórico de surgimento dos negócios de impacto, bem como suas principais características e o papel da tecnologia para gerar impacto social e ambiental.
1) Evolução do campo de negócios de impacto
Para começarmos essa aula, vamos acessar uma reportagem sobre a evolução do campo de negócios de impacto. Essa reportagem completa da Aupa apresenta uma breve história do surgimento dos negócios sociais, a sua contextualização e a consolidação desse ecossistema no Brasil.
Reportagem: Uma possível história dos negócios de impacto
2) Conceitos e definições de Negócios de Impacto
Em seguida, vamos nos debruçar sobre os conceitos e definições de Negócios de Impacto com a leitura do e-book "O que são negócios de impacto: características que definem empreendimentos como negócios de impacto" (págs 15 a 27).
Esse estudo foi realizado em parceria pela Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto e a Pipe Social em 2019. Nele, são tratadas as características que distinguem um negócio de impacto socioambiental, dentre elas a intencionalidade e/ou o impacto real.
E-book: O que são negócios de impacto: características que definem empreendimentos como negócios de impacto
3) Conceito, panorama e oportunidades para empreendimentos com impacto ambiental positivo
Vamos conhecer mais sobre as oportunidades no campo ambiental. Neste relatório é apresentado uma linha do tempo da relação da economia com a natureza, são debatidos os desafios prioritários da agenda ambiental brasileira para, em seguida, no Capítulo 4, é apresentada uma matriz de oportunidades para endereçar esses desafios com exemplos inspiradores. Por fim, o relatório traz casos de negócios que já atuam na solução desses desafios.
Acesse o Relatório aqui: Onda Verde. 2021 - Capítulo 4 - Mercados verdes e matriz de oportunidades
4) Potencial do uso da tecnologia para Impacto
Por fim, sugerimos a escuta de um podcast, no qual Mariana Fonseca, da Pipe.Social, e João Santos, da Kaleydos, debatem sobre o uso de inovações tecnológicas por negócios de impacto. De inteligência artificial a blockchain, entenda como a tecnologia de ponta pode se relacionar a escala e impacto dos negócios.
Podcast: Inovações tecnológicas por negócios de impacto
Workshop Módulo 1 - Desafios Sociais e Ambientais e o contexto dos Negócios de Impacto
Este Workshop aconteceu no dia 06/10/22, com a presença do Guilherme Karan, da Fundação Grupo Boticário e Fernanda Bombardi, da Aliança Pelo Impacto/ICE.
Por fim, você ainda pode assistir a gravação do encontro abaixo:
O apoio a negócios de impacto
As necessidades dos empreendedores e negócios de impacto
Bem-vindos(as) ao módulo 2!
Vamos iniciar as atividades com a aula 03, em que estudaremos como identificar as principais demandas de empreendedores(as) de negócios de impacto no Brasil, bem como compreender os desafios desse campo. Veja abaixo quais são os objetivos específicos desta aula:

Agora é só seguir para os conteúdos recomendados e, se quiser se aprofundar, explore também os conteúdos complementares!
1) Os desafios do campo de negócios de impacto
Veremos a seguir a pesquisa "Os desafios do campo de negócios de impacto", da PIPE Social, na 3° Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental, 2021, focando nos slides 05 a 27.
A terceira edição do Mapa foi realizada dentro de um cenário de extrema incerteza para a economia mundial e sob o impacto da pandemia. A realização do levantamento – que garante a continuidade da leitura sobre o pipeline de negócios de impacto brasileiro – produz o primeiro estudo em nível nacional a revelar os impactos da crise neste setor.
Baixe aqui a pesquisa completa PIPE Social - 3º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental 2021
Por fim, iremos nos debruçar nesta análise inédita também da Pipe Social que foca em soluções e negócios alinhados à agenda ambiental, com atuação nos setores da agropecuária, florestas e uso do solo, indústria, logística e mobilidade, energia e biocombustíveis, água e saneamento e gestão de resíduos.
Baixe aqui o estudo: PIPE Social. 3º Mapa de Negócios de Impacto da Agenda Ambiental. 2021
2) Recomendações para o ecossistema de investimentos e negócios de impacto
Para finalizar, trazemos as Recomendações da Aliança para avançar a agenda dos investimentos e negócios de impacto no Brasil até 2025. O estudo passou por uma etapa de consulta aberta, garantindo que o maior número de pessoas que atuam ou têm interesse na agenda pudessem contribuir.
Baixe o estudo aqui: Recomendações Aliança pelos Investimentos e Negócios de impacto até 2025.
Agora que já estudamos as principais necessidades dos empreendedores dos negócios de impacto socioambiental, assim como as recomendações para esse ecossistema, vamos seguir para a próxima aula com as discussões sobre como as incubadoras e aceleradoras podem atuar e apoiar tanto os empreendedores como os negócios!
O processo de Apoio a negócios de impacto
Chegamos a nossa quarta aula, na qual iremos abordar como as incubadoras e aceleradoras podem contribuir para a criação e o fortalecimento de negócios que oferecem soluções para problemas sociais e ambientais.
Veja abaixo os objetivos específicos desta aula e explore os conteúdos recomendados e complementares!

1) Papel das incubadoras e aceleradoras no apoio ao ecossistema de Investimento e Negócios de Impacto
O primeiro material desta aula aborda os passos dos mecanismos de geração de negócios – como incubadoras, aceleradoras, hubs de inovação, entre outros – sobre os papéis que eles podem ter na geração de modelos de negócios intencionalmente orientados para a resolução dos grandes desafios socioambientais do País.
Acesse o livro aqui: Como mecanismos de geração de negócios podem ampliar seu impacto socioambiental positivo
Outro material é um e-book que aborda o papel de incubadoras e aceleradoras, programas de incubação e aceleração de impacto e que traz considerações sobre avaliação para negócios de impacto social. O material foi produzido em uma colaboração entre Anprotec, ICE.
Acesse o livro aqui: Uma introdução para incubadoras, aceleradoras e outros mecanismos de apoio a negócios
2) Explorar diferentes práticas de apoio ao campo de Investimento e Negócios de Impacto
O terceiro material desta aula é a publicação "Boas práticas de incubação e aceleração de impacto".
O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), com o apoio da Anprotec, compartilham boas práticas que foram selecionadas em uma chamada aberta, que teve como objetivo reconhecer as boas práticas que organizações têm adotado em três categorias: 1. Sensibilização; 2. Seleção e apoio a negócios de impacto; 3. Engajamento de atores estratégicos para este ecossistema.
Acesse a publicação aqui: Guia Boas Práticas de Incubação e Aceleração de Impacto
3) Visualizar oportunidades para fortalecimento institucional das Organizações de Apoio a Empreendimentos de Impacto
Por fim, veja o estudo, realizado pelo ICE, que analisa os fatores que influenciam a sustentabilidade financeira das OEIs (Organizações de apoio a empreendimentos de impacto), sua identidade, visão atual sobre o tema e visão de futuro. A proposta é inspirar novas ações para o fortalecimento dessas organizações para que possam ter mais capacidade de articulação e soluções criativas para fomentar empreendimentos de impacto.
Acesse neste link o Ebook | Um olhar para a sustentabilidade de organizações de apoio a empreendimentos de impacto(Pág 40 a 47).
Workshop
Este Workshop aconteceu no dia 20/10/22, com a presença de Emanoel Querette - Professor e Consultor/representando a Anprotec e Ana Paula Trevizan - Gerente de Projetos na Quintessa, e com a Mediação de Gabriela Ferreira (professora e consultora de ESG e Negocios de Impacto).
Você também pode assistir a gravação do encontro aqui.
Modelos de negócios de impacto
Relação entre impacto e modelos de negócios
Para começar, vamos conhecer a "Tese de Impacto", uma narrativa que apresenta o encadeamento lógico de eventos que conecta a intervenção proposta por um negócio ao impacto que ele pretende gerar. Esta aula apresenta essa ferramenta de forma mais detalhada e traz diferentes abordagens para construção de modelos de negócios de impacto, com ênfase no Modelo C.
Veja abaixo nossos objetivos específicos e siga para os conteúdos recomendados!

1) Identificando a relação entre modelo de negócio e impacto
Para começar, recomendamos o capítulo 6 (págs 121 a 139) do livro "Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil – Como empreender, financiar e apoiar", 2019.
Escrito por Marco Gorini e Haroldo da Gama Torres, co-fundadores da Din4mo, uma venture builder focada em negócios de impacto, o capítulo “Encontrando um modelo de negócio e uma teoria de mudança” aborda a busca de negócios de impacto por um modelo viável. Desde um modelo de negócios sustentável economicamente, com saúde e retorno financeiros, até a geração efetiva de impacto socioambiental, com um olhar para sua natureza e as características da própria operação que a garantem.
Livro: Negócios de Impacto no Brasil
2) Ferramenta prática para modelagem de negócios de impacto
Finalmente, vamos nos debruçar sobre a utilização do Modelo C na modelagem de negócios de impacto por meio do Guia Modelo C, de 2018. O Modelo C foi desenvolvido através de uma parceria entre Move Social, Sense-Lab, ICE e Fundação Grupo Boticário. O modelo integra as visões de negócios e de impacto, presentes no Business Model Canvas e na Teoria da Mudança, respectivamente.
Guia: Modelo C, 2018
Modelando diferentes mecanismos de receita
Após analisarmos a relação entre modelo de negócios e impacto na aula anterior, nesta aula vamos compreender a inovação em diferentes formatos de negócios de impacto, observando modelos e inovações na forma de conciliar receita e impacto.
Para seguirmos, veja abaixo os objetivos da aula e vá aos conteúdos recomendados.

1) Inovações na conciliação entre receita e impacto
Vamos começar com a leitura do guia "Inovações em Modelos de Negócios de Impacto", de 2019. Neste guia, elaborado pelo Sense-Lab em parceria com o ICE, Instituto Humanize e a Fundação Telefônica Vivo, procura-se apontar caminhos para a conciliação entre receita e impacto.
São apresentados mecanismos de receita e impacto, diferentes possibilidades para incorporação do impacto dentro do modelo de negócios e implicações dos diversos mecanismos no Modelo C.
Guia: Inovação em Modelos de Negócios de Impacto.
2) Explorar os caminhos e oportunidades da jornada comercial dos negócios de impacto.
Trazemos o Ebook | Jornada da Estratégia Comercial: Um guia para os Negócios de Impacto. Este e-book é resultado da parceria do Mercado Livre e o ICE – Instituto de Cidadania Empresarial para a construção de um material que apresentasse uma jornada para orientar e nortear o empreendedor de impacto na construção e implementação da estratégia comercial de seu negócio. Acesse o E-book neste link.
Abaixo disponibilizamos 2 vídeos de resumo sobre o Guia, com Marcela Bacchin da Teçá Impacto. Ela apresenta ferramenta de apoio ao desenvolvimento e fortalecimento da estratégia comercial a empreendedores e organizações de apoio à negócios de impacto.
Workshop Modelos de negócios de impacto
Este Workshop aconteceu no dia 10/11/22, com a presença com a presença de Gabriela Souza - Analista de Seleção e Aceleração da AMAZ; Gabriela Abdalla - Coordenadora de Seleção e Aceleração da AMAZ; e Jânio Cézar - Gerente Regional da Inocas Amazônia S.A. Unidade Pará.
Você pode acessar a apresentação utilizada para o encontro nos seguinte link:
Workshop Estratégia da Jornada Comercial
Este Workshop aconteceu no dia 24/11/22, com a presença da Marcela Bachin da empresa Giral, uma consultoria que trabalha com geração de valor compartilhado há mais de 10 anos e foi responsável pela condução da elaboração da "Jornada da estratégia comercial: Um guia para negócios de impacto".
Links para consulta:
http://giral.com.br/ Jornada da estratégia comercial: Um guia para negócios de impacto
Você pode acessar a apresentação utilizada para o encontro nos seguinte link: Estratégia Comercial
Você também pode assistir à gravação do encontro aqui:
Avaliação para negócios de impacto
Importância da avaliação para negócios de impacto
Discutimos até aqui o papel dos negócios de impacto na resolução de problemas complexos no mundo e como esses negócios podem ser modelados. Nesta aula, iremos abordar a avaliação e mensuração do impacto gerado por eles, desde o seu contexto e sua importância para, na próxima aula, discutir as metodologias para realizá-la.
1) Importância da avaliação de impacto
Para começarmos, a primeiro conteúdo recomendado é o texto da AUPA "Avaliação de impacto: um dilema constante". O professor da FGV-EAESP Edgard Barki, autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de empreendedorismo social e base da pirâmide, traz uma reflexão sobre alguns pontos devem ser discutidos ao se pensar a avaliação de impacto.
Confira a Publicação | Avaliação de impacto: um dilema constante.
2) Complexidade e desafios da avaliação e mensuração de impacto.
Nosso segundo conteúdo recomendado é a leitura do capítulo "Avaliação de impacto social", 2019, que aborda a importância da avaliação e mensuração de impacto. O capítulo escrito por Sérgio G. Lazzarini e Edgard Barki, professores no Insper e Fundação Getúlio Vargas, respectivamente, e especialistas em negócios de impacto, faz parte do livro "Negócios de Impacto socioambiental no Brasil".
No texto, discutem-se as principais razões para que empreendedores se dediquem a mensurar o impacto pretendido, o que deve ser medido como impacto, como pode ser realizada a avaliação, além de indicadores e metodologias que podem ser utilizados com esse propósito.
Livro: Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil - Capítulo 14: Avaliação de impacto social. 2019 (págs. 295 a 312).
Para finalizar os conteúdos recomendados desta aula, teremos o podcast do InovaSocial, com a participação de Daniel Brandão, sócio-fundador da Move Social sobre métricas no cenário de impacto social e empreendedorismo. São discutidos o contexto do empreendedor na avaliação de impacto, as diferenças entre o cenário nacional e internacional e como se pode obter apoio em mensuração de impacto no ecossistema de investimentos e negócios de impacto.
Podcast: Métricas do impacto social
Métodos práticos de avaliação de impacto
Nessa aula nos aprofundaremos no tema de mensuração de impacto, com ênfase no seu planejamento e passo a passo. Além disso, teremos um workshop imperdível, como preparação para o exercício do módulo, com convidados que atuam no campo de negócios de impacto e podem compartilhar sua experiência com mensuração de impacto.
Veja abaixo os objetivos específicos desta aula e siga para os conteúdos recomendados!

Para começar, recomendamos a leitura das unidades 2, 3 e 4 do Guia de Avaliação para Negócios de Impacto Social, elaborado numa parceria entre a Artemisia, Agenda Brasil do Futuro e Move Social. Nele, são analisados os motivos por trás da avaliação de impacto, a natureza do impacto, os vínculos com o planejamento, o passo a passo de uma Teoria de Mudança, monitoramento de metas e entregas e as etapas de um desenho de avaliação.
Guia | Avaliação para Negócios de Impacto Social. 2017 (págs. 24 a 107)
Como segundo conteúdo recomendado, trazemos o vídeo da Oi Futuro, que conta com a participação do Antônio Ribeiro, facilitador no campo da gestão de impacto socioambiental e sócio consultor da MOVE Social, que traz dicas e passo a passo de como incluir de forma prática a avaliação e métricas de impacto ao negócio.
Workshop Avaliação de Impacto
Este Workshop aconteceu no dia 01/12/22, com a presença do Max Gasparini da Move Social, uma empresa B com vasta experiência em Avaliação e Monitoramento de resultados de impacto e também foi co-realizadora do Modelo C junto com o Sense-Lab.
Apresentações:
Você também pode assistir a gravação do encontro aqui:
Exercício: Identificação de resultados chave e definição de indicadores
Após refletir sobre a importância da Avaliação para Negócios de Impacto, explorar métodos práticos e conhecer cases, o exercício desta aula propõe a definição de indicadores de impacto com base na construção do Modelo C, realizada no Módulo 3.
Veja abaixo o objetivo deste 3º exercício e quais são as entregas!

EXERCÍCIO
Retome a teoria de mudança (parte do Modelo C) elaborada no módulo anterior e reflita, à luz do que foi abordado neste módulo. Se necessário, faça algum ajuste;
A partir disso:
Faça uma análise e destaque os resultados-chave do Negócio de Impacto, apresentados nos resultados de curto, médio prazo e longo prazo;
Defina quais indicadores podem ser utilizados para refletir se os resultados estão sendo alcançados;
Utilize a planilha do link abaixo (Matriz de Indicadores) para detalhar como esses indicadores serão analisados (Retome a leitura do passo 5, capítulo 4, do Guia | Avaliação para Negócios de Impacto Social. 2017)
EXEMPLO:
Para apoiar o preenchimento da Matriz de Indicadores disponibilizamos um exemplo, baseado no preenchimento do Modelo C, do exercício anterior. Acesse aqui o exemplo.
Obs: Utilize o zoom para melhor visualização do texto.
Arquivo do exercício: Matriz de Indicadores.
O ecossistema de negócios de impacto
Os atores do ecossistema de investimento e negócios de impacto
Nesta aula, vamos direcionar nosso olhar para o relacionamento dos empreendedores sociais com diferentes atores dentro do ecossistema de impacto. Além disso, iremos observar os avanços alcançados e as projeções de tendências para o setor!
Veja abaixo os objetivos da aula e siga para os conteúdos recomendados!

Para iniciar esta aula, vamos nos debruçar sobre conteúdos relacionados ao desenvolvimento de relacionamento com stakeholders.
O capítulo escrito por Marcelo Z. Coelho, co-fundador do Programa Vivenda, no livro "Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil" aborda o relacionamento e cooperação dos negócios com os diferentes atores do ecossistema de impacto.
Negócios de impacto muitas vezes atuam em mercados pouco estruturados. Por isso, é fundamental que trabalhem com parceiros para desenvolver diferentes elementos desses mercados, como cadeias de suprimentos, estruturas de crédito e formação de profissionais.
Livro | Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil - Capítulo 07: Entendendo o contexto: relação com diferentes stakeholders (governo, grandes corporações e comunidades). 2019 (págs. 143 a 160)
Um importante ator do ecossistema de negócios de impacto são as organizações estruturantes, também conhecidas como "backbone organizations". Para compreender o papel destas na dinamização do ecossistema, trazemos um guia informativo da Aliança pelo impacto, realizado com o ICE e com coordenação técnica do Sense-Lab.
Ainda se tratando de organizações estruturantes, trazemos um guia para iniciar no tema, realizado pela Collective impact Forum. Aborda-se um pouco do que se entende por impacto coletivo, em termos de princípios e estruturas para iniciativas desse tipo.
Nos próximos materiais, vamos estudar as tendências e avanços do setor de negócios de impacto, iniciando com podcast sobre capítulo “Novidades e tendências do ecossistema de negócios de impacto para 2020”. Em bate-papo com João Santos (co-fundador e gestor da Kaleydos), Célia Cruz (diretora executiva do Instituto de Cidadania Empresarial), compartilha as novidades que aprendeu no encontro GSG Impact Summit, que aconteceu na Argentina, em novembro de 2019. Na conversa Célia traz um olhar sobre as tendências do ecossistema de negócios de impacto no Brasil e no mundo para 2020.
Novidades e tendências do ecossistema de negócios de impacto para 2020
Agora que você já acessou todos os conteúdos recomendados, fique à vontade para explorar também os conteúdos complementares que indicamos para que você aprofunde seus conhecimentos sobre esse tema.
Workshop Impacto coletivo e o papel das organizações estruturantes
Nesse último encontro tivemos um ótimo encerramento com a Fernanda Bombardi e o Diogo Quitério do ICE sobre impacto coletivo e o papel das organizações estruturantes. O foco foi falar mais sobre o ecossistema de impacto, utilizando a Coalizão pelo Impacto como modelo.
Para acessar a apresentação utilizada pelos convidados acesse: Sobre impacto coletivo e ao papel das organizações estruturantes.
Você pode acessar a gravação do encontro abaixo:
No mais, a equipe ICE, Coalizão pelo Impacto e Sense-Lab agradece muito a participação de todos e esperamos que tenham aproveitado os conteúdos.
Bom impacto para todos!
Negócios de impacto de periferia
Last updated