Bem-Vindo a Bordo

Boas-vindas do Cofundador, Geraldo Barros

Oi! Eu sou o Geraldo, co-fundador da Casa Hacker e você está no Bem-Vindo a Bordo, um programa de treinamento da Casa Hacker para orientar novos hackers no começo da jornada.

Dá uma olhada no que você vai encontrar aqui:

  • Nossa missão e breve história;

  • Nossos valores e exemplos de você pode colocá-los em prática;

  • O que fazemos e nossas principais áreas de atuação;

  • Diretrizes de participação na comunidade;

  • Política e ferramentas de comunicação;

  • Ferramentas de produtividade;

  • Boas práticas de trabalho remoto;

  • Dados confidenciais (NDA);

  • Compliance e ética;

  • Saúde e segurança;

  • Sustentabilidade;

  • e, próximos passos.

Organize sua primeira para completar este treinamento reservando um tempo de qualidade, sem interrupções e descansado(a), anote todas as suas dúvidas e compartilhe-as com seu gestor.

O treinamento é recheado de vídeos, relatórios, guias e textos complementares em cada seção, então não deixe de aproveitar e explorar ao máximo. Ao final, você fará um teste (fácil, fácil), assinará o termo de compromisso e receberá seu certificado antes de começar seu trabalho.

Então, seja bem-vindo a bordo! 🧑‍🚀

Nossa missão

A Casa Hacker é uma organização da sociedade civil de educação STEM e desenvolvimento comunitário, nascemos em 2018 como um coletivo informal de pessoas com o propósito de desenvolver iniciativas para assegurar que as comunidades periféricas de Campinas (SP) respondam de maneira apropriada às oportunidades fornecidas pela tecnologia na era digital, e que seus potenciais beneficios sejam abertos e acessíveis a todos. Desde então, focamos nossos esforços em duas principais áreas de atuação:

  • Educação STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) com a criação de espaços e agenda formativa em tecnologias de transformação digital em parcerias com escolas públicas e organizações comunitárias de Campinas (SP), Sumaré (SP), São Paulo (SP), nossa base metodológica é o STEAM Full Ahead do MIT que embarca a pedagogia por projeto e a inovação orientada ao desenvolvimento sustentável;

  • Desenvolvimento Comunitário com hubs comunitários e programas de incubação de negócios de impacto, coletivos e lideranças sociais que visam impulsionar iniciativas lideradas por pessoas da própria comunidade para resolver demandas locais alinhadas a desenvolvimento sustentável, nessa área de atuação usamos a metodologia Hubs de Cidadania Ativa da Fundação FEAC e o Pense Grande Metodologia da Fundação Telefônica Vivo que é referência em desenvolvimento de habilidades empreendedoras para jovens.

Hoje, estamos expandindo nossa atuação por convite de diversas organizações e territórios de todas as partes do país, recebemos o reconhecimento de principal organização referência em tecnologia e periferia no país pelo Observatório do Terceiro Setor, premiação internacional da Digital Ocean, a Hollie's Hub for Good e somos parte da rede Gerando Falcões.

A Casa Hacker é uma organização sem fins lucrativos, constituída e registrada no Brasil como uma associação privada, todas as receitas da organização são investidas com inteligência e estratégia para cumprir nossa missão, e nenhum superávit (resultado / lucro) financeiro ou patrimonial é distribuído entre os associados, fundadores, diretores e conselheiros em conformidade com a legislação vigente. Os maiores investidores da Casa Hacker são empresas de vários setores que fazem doações e patrocínios direto a nossos projetos e programas.

ISP Por | Lançamento "O que o investimento social privado pode fazer por… Ciência e Informação?"

Nossos pilares de atuação: projetos de impacto e advocacy

Nossos valores

Inovação: cultura de ouvir o beneficiário e aprender rápido

Liderança: liderança pelo exemplo

Abertura: cultura livre, software livre e aberto

Integridade: não deixamos nossa missão

Diversidade: impulsiona o impacto social e o desenvolvimento

Responsabilidade: engajamento comunitário responsável e continuidade de suporte a nossa ações

Transparência: manutenção de processos com a colaboração da comunidade, resultando em confiança e coletividade

Diretrizes de participação na comunidade

As pessoas são a essência da Casa Hacker. Colocamos as pessoas em primeiro lugar e fazemos o nosso melhor para reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade dos nossos contribuidores. A Casa Hacker recebe contribuições de todas as pessoas que compartilham nossos objetivos e querem colaborar de maneira saudável e construtiva dentro da nossa comunidade. Sendo assim, adotamos este código de conduta e exigimos de participantes a concordar e aderir a estas diretrizes para participação na comunidade de modo a nos ajudar a criar uma experiência segura e positiva para toda comunidade.

Política e ferramentas de comunicação

O Slack é um aplicativo de mensagens em que é possível conversar, compartilhar arquivos e trabalhar internamente entre pessoas e times. O Slack também pode ser conectado com ferramentas que já usamos, como o Jira e o Google Drive, além de milhares de outros apps. Tudo o que você compartilha no Slack é indexado automaticamente, criando um arquivo pesquisável de todo o nosso trabalho.

Primeiros passos para começar a usar o Slack

  1. Acesse https://casa-hacker.slack.com e faça login com sua conta Google da Casa Hacker (@casahacker.org). Salve o link em seus favoritos.

  2. Aprenda a usar o Slack! Leia e assista os recursos de orientação (é coisa de 10 min)

  3. Após aprender a usar o Slack, encontre seu time ou projeto nos canais e diga "Olá". sorriso

  4. Não é necessário instalar o Slack em seu laptop ou desktop, você pode usar do seu navegador, caso desejar você mesmo(a) pode instalar ou solicitar suporte técnico no Jira Service Management. O Slack está disponível na Apple Store e na Google Play caso desejar instalar em seu smartphone ou tablet.

Motivos para não usar WhatsApp, Telegam e outros apps como canal de comunicação interna

  • Distrações: como o WhatsApp, Telegram e cia não são apps usados apenas para o trabalho, torná-lo um dos carros chefes da comunicação interna abre uma grande brecha para o desvio de atenção, o que pode afetar na produtividade e resultados entregues.

  • Excesso de mensagens: complemento ao ponto anterior, é preciso analisar a frequência de mensagens enviadas para o canal, porque – além da distração causada – envios constantes oferecem um grande risco de saturação da ferramenta. E quando isso acontece, deixamos de prestar atenção e a mensagem que é entregue passa a não ser mais assimilada (o famoso “virou paisagem”).

  • Dados sensíveis: por se tratar de apps de cunho pessoal, é delicado usar o canal como fonte de informações de dados sensíveis.

  • Segurança digital: as fraudes no WhatsApp e de outros apps são, infelizmente, comuns. Como não temos gerência sobre o aplicativo, todas as informações ali estão expostas à diversas ameaças. Sem contar a exposição do contato pessoal de todos. Cuidado!

  • Falta de recursos: agendar uma campanha, consultar o resultado da campanha, promover interatividade, centralizar recursos de pesquisa, só o Slack, uma ferramenta pensada para as necessidades estratégicas da Comunicação Interna pode fazer uma entrega funcional.

  • Isolamento das demais pessoas e áreas: Deixar de usar o Slack significa estar isolado de ser contatado(a) pelas demais pessoas da Casa Hacker e prejudica a interatividade, suporte e acompanhamento entre equipes, incluindo não receber oportunidades, avisos e alertas importantes.

  • Recurso pessoal: O WhatsApp, Telegram e outros apps são contas e recursos pessoais e nem todos estão ou devem estar confortáveis de compartilhar para outros fins.

Gmail

O Gmail (nosso app de e-mail) faz parte da suite Google Workspace e pode ter uso interno e principalmente externo, veja algumas boas práticas:

  1. Endereço para acessar o Gmail: https://mail.google.com;

  2. Prefira o Slack para comunicação interna, evite e-mails;

  3. Use sua conta de e-mail para se comunicar com agentes externos como parceiros, por exemplo;

  4. Use a assinatura padrão de e-mails da Casa Hacker (copie a assinatura de uma das mensagens de e-mail do seu gestor);

  5. Não use seu e-mail pessoal para as atividades da Casa Hacker, assim garantimos proteção de dados;

  6. Responda o que estão te perguntando, preferencialmente em 72h, e caso não seja possível atender a uma solicitação dentro deste prazo, informe que você recebeu a mensagem e que irá responder prontamente assim que tiver todas as informações para reportar;

  7. Ative a Resposta automática de férias ou fora do escritório quando você for ficar indisponível por mais de 72h, exemplo: férias, licença médica, eventos presenciais, folga;

  8. Explore todas as funcionalidades do Gmail para melhorar sua produtividade com os Guias de produtividade do Gmail e a Folha de referência da experiência integrada do Gmail.

Meet

Faça videochamadas com pessoas de qualquer lugar com o Google Meet. Por exemplo, faça videoconferências com equipes internacionais, entrevistas remotas, webinars e muito mais.

Faça o Treinamento do Google Meet, estude a Folha de referência do Google Meet e coloque tudo em prática com o laboratório Google Meet: primeiros passos.

Temos também uma conta exclusiva que permite gravações, solicite ao seu gestor ou abra uma solicitação de Suporte Técnico para receber as credenciais.

Galeria de modelos de documentos

Aprenda a Criar um arquivo com base em um modelo no Google Drive.

Uso da nossa marca e logotipo

Faça download do manual de marca e dos nossos logotipos. O uso de logotipos de parceiros deve respeitar o correspondente manual de aplicação e ter a aprovação expressa do mesmo.

Informações confidenciais

Acordo de Confidencialidade (NDA)

Informações como conhecimento técnico, metodologias, manuais, políticas, estratégias e quaisquer outras informações documentadas em diversos formatos devem ser classificadas em 3 tipos:

  1. CONFIDENCIAL A informação é confidencial e seu acesso é permitido apenas para pessoas e áreas internas da Casa Hacker;

  2. RESTRITA A informação é confidencial e seu acesso é permitido apenas à áreas e pessoas específicas da Casa Hacker, deve ser especificado;

  3. PÚBLICA A informação é pública, pode ser divulgada a qualquer pessoa, público, atividade e evento, por exemplo.

A classificação deve ser destacada de forma apropriada, conforme especificado:

  • Mensagem de e-mail

    • No assunto ou no corpo da mensagem;

    • Exemplo de aplicação: ⓘ CONFIDENCIAL; ⓘ RESTRITA: MARKETING; ⓘ PÚBLICA

  • Apresentação de slides

    • No último slide;

    • Exemplo de aplicação: ⓘ CONFIDENCIAL; ⓘ RESTRITA: MARKETING; ⓘ PÚBLICA

  • Documentos de textos e planilhas

    • No rodapé;

    • Exemplo de aplicação: ⓘ CONFIDENCIAL; ⓘ RESTRITA: MARKETING; ⓘ PÚBLICA

Vamos repensar nosso vocabulário? Racismo sutil

Política e ferramentas de produtividade

Google Workspace

O Google Workspace é a suite de aplicativos empresariais do Google com ferramentas de produtividade e colaboração para todas as formas de trabalho.

Ao ser admitido(a) na Casa Hacker você recebe suas credenciais, um endereço de e-mail (tecnicamente: nome de usuário) e uma senha. Essas credenciais são passaporte para todas as outras ferramentas, Casa Hacker Academy, Jira e Confluence, por exemplo. Então guarde bem suas credenciais.

Os aplicativos que você tem no Google Workspace são:

Para aprender a usar cada aplicativo e explorar ao máximo, vá para o Centro de Aprendizagem do Google Workspace → e clique na opção "Aprenda sobre cada produto".

Autenticação multifatores (MFA)

Com a verificação em duas etapas, também chamada de autenticação de dois fatores, você pode adicionar uma camada a mais de segurança à sua conta caso a senha seja roubada. Depois de configurar a verificação em duas etapas, você vai poder fazer login na sua conta com:

  • sua senha;

  • seu smartphone.

Caso você não ative em 30 dias, sua conta será bloqueada. Siga o passo a passo da Central de Ajuda em Ativar a verificação em duas etapas.

Jira Software

A suite Jira é o conjunto das aplicações:

  • Jira Software → Feito para a gestão de projetos e alguns tipos de processos operacionais, é super customizável, permite gerar relatórios de desempenho, tem ferramentas de gestão ágil, fazendo com que a gestão de projetos seja feita com metodologias ágeis como Kanban e Scrum, mas também clássica com diagrama de Gantt usando o Advanced Roadmaps (Planos, em português). Conheça as funcionalidades desta ferramenta no site do produto na Atlassian. Faça login no Jira Software da Casa Hacker com a sua conta Google Workspace no endereço: https://jira.casahacker.org.

  • Jira Service Management → Requisições de qualquer tipo para qualquer área operacional acontece aqui, além das requisições segmentadas por área operacional é possível interagir com as solicitações já realizadas enviando comentários e acompanhar o status em tempo real. Conheça as funcionalidades desta ferramenta no site do produto na Atlassian. Faça login no Jira Service Management da Casa Hacker com a sua conta Google Workspace no endereço: https://jira.casahacker.org/servicedesk.

Suporte técnico

Dificuldades técnicas com a infraestrutura de tecnologia? Solicite Suporte Técnico no Jira Service Management.

Boas práticas de trabalho remoto

Marque seus compromissos

O Google Agenda foi feito para você agendar todos os seus compromissos da Casa Hacker, alguns usos comuns:

  • Agendar reuniões

  • Agendar apresentações

  • Agendar oficinas

  • Agendar cursos

  • Agendar lembretes

  • Agendar tarefas

Há muitas outras aplicações, estas são só exemplos, além disso, não esqueça que ao agendar:

  • Você deve inserir o e-mail de todos os convidados para que eles recebam uma cópia do compromisso também;

  • Inserir data e hora corretos;

  • Inserir recorrência caso eles aconteçam regularmente;

  • Inserir o link da videoconferência ou do local de encontro;

  • Inserir informações relevantes na caixa de texto.

Faça gestão de tempo e tarefas

Colaborar com nossa missão é uma atitude que deve ser feita com responsabilidade, isso inclui gestão de tempo eficiente, veja algumas das nossas dicas:

  • Marque todos os seus compromissos na agenda;

  • Planeje os dias e horários que você pode colaborar;

  • Informe sua disponibilidade, dias e horários aos seus colegas e equipes;

  • Planeje sua semana listando no Google Keep ou Google Agenda suas tarefas semanais ou diárias;

  • Seja transparente com sua equipe sobre seu tempo disponível;

  • Avise com muita antecedência quando algo não for possível ser feito dentro do prazo.

  • Se não for possível colaborar conosco, seja direto e nos informe (consulte orientações sobre o desligamento).

Consulte e-mails e Slack regularmente

Seu e-mail da Casa Hacker e o Slack são as ferramentas para comunicação oficial, por tanto, comunicados oficiais e congêneres serão feitos por meio dessas plataformas. Consulte-as regularmente.

Feedbacks

Feedback faz parte da nossa cultura. Sem feedbacks não podemos entender as necessidades das pessoas e nem resolver problemas com eficiência. Mas a maneira que você o fornece e a qualidade do feedback são essenciais para que ele possa impactar as pessoas, projetos e a organização do jeito certo.

Confira nossas dicas para fornecer feedbacks do jeito certo:

  • Respeite a liberdade individual, e haja de forma ética e profissional;

    • Não dê um feedback sobre o estilo de vida pessoal de ninguém. A vida e comportamentos pessoais não são negócios da Casa Hacker;

    • Tome cuidado dos vieses inconscientes;

    • "Julgue" o trabalho que foi feito, não o indivíduo.

  • Verifique se o tipo de feedback é o mais adequado para a situação e o escopo do trabalho, seja realista!;

    • Dimensione o feedback de acordo com o escopo do trabalho;

    • Exemplo: Alguém teve exatos 20 dias para organizar uma imersão para 100 profissionais, não é realista esperar que esta imersão saia perfeita, e certamente o profissional responsável sabe muito bem onde poderia ter melhorado se tivesse mais tempo e recursos. Não subestime a capacidade profissional da equipe, na maiora das vezes a qualidade de um trabalho não está apenas relacionado a experiência e capacidade de um ou mais profissionais.

  • Desabafo não é feedback;

  • Tenha em mente os objetivos e causas do feedback;

  • Procure sempre o momento mais propício para isso;

  • Procure fazer isso apenas com a pessoa ou canal envolvido para evitar constrangimentos;

  • Certifique-se de que a sua mensagem foi clara e bem compreendida.

Art of Hosting: Acordo Social

O Art of Hosting, ou A Arte de Anfitriar, é uma abordagem para o alcance desde liderança pessoal até a sistêmica, utilizando práticas pessoais, de diálogo, facilitação e cocriação de inovação, de forma a endereçar mudanças complexas. Para saber mais da metodologia, visita o site Art of Hosting. Aqui, vamos explorar de forma resumida a técnica do Acordo Social.

Reuniões, treinamentos, consultorias, mentorias, trabalho e relacionamento em grupo fazem parte da nossa rotina cotidiana de projetos, reuniões e operações em geral. Sempre que possível construa um acordo social com as regras comuns e envolva os colaboradores e participantes no processo de construção das regras, onde todos podem opinar, interpretar e adicionar novas regras.

O acordo social precisa incluir no mínimo as seguintes regras e boas práticas:

  1. Fale com intenção

  2. Ouça com atenção

  3. A responsabilidade é compartilhada

  4. Cuide do bem estar do grupo

  5. O silêncio faz parte da conversa

  6. O que é dito no grupo permanece no grupo

Além de estabelecer as regras, todos devem aprová-las e concordar em revisitá-las em caso de desrespeito.

Use o Acordo Social impresso ou em apresentação de slides para facilitar a estruturação do acordo.

Compliance e ética

Tendo em vista a particularidade da atuação em rede, colaborativa e da cocriação como um dos principais valores da Casa Hacker, a busca pela ética e boa conduta é fundamental e a sua manutenção extremamente necessária para garantir que organização tenha a confiança de seus membros, parceiros, colaboradores, fornecedores, bem como das autoridades públicas e da sociedade em geral.

A Casa Hacker é uma organização sem fins lucrativos que atua sempre de acordo com a lei e não admite condutas ilícitas.

Para tanto, desenvolvemos este Código de Ética e de Conduta com o intuito de formalizar os padrões de conduta e ética esperadas pela Casa Hacker de seus integrantes, terceiros e outras partes relacionadas, além de atender e assegurar que nossa atuação está em conformidade com importantes normas editadas nos últimos anos que têm impacto na governança de organizações da sociedade civil, em especial: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709); Marco Regulatório das OSCs (Lei 13.019/2014); Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013); Lei de Acesso à Informação (Lei no 12.527/2011); Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 ou Lei da Isonomia; Lei Brasileira de Inclusão da PCD (Lei 13.146/2015) e Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015); decreto no 8727, uso do nome social de pessoas trans; e Lei da Criminalização do racismo e homofobia (Lei 7.716/1989).

O objetivo do Código de Ética e de Conduta é sedimentar os princípios e boas práticas realizadas pela Casa Hacker e dar um passo importante na implementação de procedimentos internos que garantam o cumprimento das normas, transparência e boa gestão dos recursos públicos e privados, com foco na prevenção de irregularidades e identificação e solução de problemas de maneira preventiva.

Espera-se que este Código seja um instrumento útil e efetivo, observado por todos aqueles que se relacionem direta ou indiretamente com a Casa Hacker, contribuindo para a efetividade da sua Política de Conformidade.

A Política de Compliance está disponível em https://www.casahacker.org/policies/compliance.

Segurança no Trabalho

Queremos que todos se sintam seguros para cumprir suas missões! É essencial que você observe integralmente a legislação envolvendo segurança exigidas para o ambiente de trabalho, seja fixo ou remoto.

Para fins de exemplo, em Campinas (SP) a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza diversas notas, manuais e informativos, após uma pesquisa em diversos órgãos e não havendo nenhuma previsão legal, adote as boas práticas setoriais.

É PROIBIDO, no ambiente de trabalho:

  • Portar ou guardar drogas e armas de qualquer espécie;

  • Realizar o trabalho sob efeito de álcool, drogas e/ou medicamentos que possam causar confusão mental ou motora, ou, de qualquer outra forma, impactar no rendimento, atenção e performance.

Proteção e Bom Uso do Patrimônio

Os equipamentos e bens devem ser utilizados por você com zelo e responsabilidade do uso adequado e legal.

Proteção da Marca, Propriedade Intelectual e Dados Pessoais

Todos que estão juntos na Casa Hacker são representantes de nossa marca e propriedade intelectual.

Informação sensível e confidencial é toda aquela que, se divulgada, pode causar dano material ou reputacionalà organização ou qualquer pessoa envolvida (stakeholders).

Exemplos: Dados Pessoais, Dados Cadastrais, Registros Financeiros e Contábeis, Relatórios de qualquer tipo, Segredos e Estratégias de Negócios, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Bancos de Dados, Salários.

Ao ter posse de alguma informação, você é responsável por protegê-la.

Mídias Sociais

Todos têm o direito de se manifestar! Nas suas redes sociais, aja com dignidade, respeito e responsabilidade social, livre de preconceitos e discriminações, dentro e fora do seu papel na Casa Hacker!

Pontos de atenção

  • Não é permitido publicar imagens e/ou vídeos contendo informações confidenciais da Casa Hacker;

  • Não é permitido emitir declarações polêmicas, difamatórias ou ofensivas em nome da Casa Hacker, ou de tal maneira que possa parecer uma opinião da Casa Hacker;

  • Não emitir opinião pessoal em nome da Casa Hacker;

  • Não divulgue declarações ou manifestações políticas usando uniforme da Casa Hacker.

Conflito de Interesses

O Conflito de interesses acontece quando alguém adota um determinado comportamento ou decisão que o beneficia pessoalmente, podendo prejudicar o outro.

São exemplos de conflito de interesse:

  • Recebimento ou favores em benefício próprio;

  • Existência de subordinação direta envolvendo parente de primeiro grau;

  • Negociação com fornecedores com o grau de parentesco ou amizade muito próxima.

Diretrizes para evitar conflitos de interesses

  • Contratação de terceiros

    • A indicação de empresas não implica em garantia de contratação;

    • A empresa indicada passará pelo mesmo processo de avaliação dado a outras empresas da nossa base de fornecedores, sem qualquer benefício ou prioridade;

    • Evite engajar empresas de parentes e pessoas que tenham afinidade;

    • Em caso de escassez de possíveis fornecedores, você não deve tomar a decisão sozinho(a).

  • Amigos e colegas

    • É possível indicar amigos ou colegas para qualquer área, porém, o indicador não tomará decisões no processo seletivo. Busque avaliar sempre as competências comportamentais e profissionais para executar a atividade objeto da contratação;

  • Familiares

    • Devemos evitar que familiares de até segundo grau trabalhem no mesmo setor, departamento ou diretoria, para casos que isso aconteça, avaliar sempre o processo de tomada de decisões.

  • Relacionamentos

    • Relacionamentos entre pessoas da Casa Hacker são aceitos, pois sabemos que a vida pessoal vai muito além do trabalho.

      • O casal mantenha postura de respeito em relação aos demais colegas de trabalho, evitando situações constrangedoras e de proximidade excessiva no âmbito das atividades;

      • Se houver relação de liderança/subordinação, direta ou indireta, no casal, ou em nível de direção em gestão, a situação deve ser sinalizada para o Compliance;

      • Os relacionamentos amorosos originados antes do vínculo com a Casa Hacker devem ser informados ao Compliance.

Pessoa Politicamente Exposta (PPE)

Toda reunião de interesse da Casa Hacker com Agentes Públicos deve ser previamente pautada e contar, sempre que possível, com a presença de pelo menos 2 representantes da Casa Hacker, visando promover a transparência do assunto a ser discutido e gerar alguma evidência da reunião, podendo ser uma lista de presença ou foto da reunião.

Após a reunião, você deve comunicar a reunião ao Compliance via Jira Service Management.

O registro será mantido para fins de cumprimento das leis de anticorrupção e disponibilizados às autoridades quando solicitado.

Atividades paralelas

Desde que não atrapalhe o desempenho e não ofereça risco para a Casa Hacker, é possível exercer atividades paralelas:

  • Para cargos públicos eletivos ou comissionados, qualquer pessoa em posição de direção (diretores e conselheiros) e gestão (heads de projetos e áreas operacionais) deverá sair da Casa Hacker;

  • Você deve reportar ao Compliance via Jira Service Management:

    • Antes de iniciar suas atividades, antes do ato da contratação, ao recrutador(a);

    • Durante a vigência do contrato, você deve apenas comunicar a sua atividade paralela, e deixar explícito seu comprometimento, ética e postura profissional.

Brindes e Presentes

  • Brinde é um produto sem valor comercial, geralmente acompanhado de um logo e marca, por conta de propagandas e eventos.

  • Presente é um item com valor comercial e entregue a uma pessoa específica.

  • Todas as pessoas da Casa Hacker podem ofertar e receber brindes em nome da Casa Hacker, desde que autorizados pelo gestor;

  • Presentes deverão ser educadamente recusados;

  • Se for impossível recusar o presente, encaminhar para sorteio.

Relacionamento com a Imprensa

A imprensa sempre solicita um(a) porta-voz para matérias especiais ou momentos específicos em que há novas vagas abertas para nossos programas.

As regras são:

  • Nosso Marketing deve ser comunicado e mediará a sessão com a imprensa, quando não for possível, uma assessoria de imprensa terceira poderá ser designada;

  • O Porta-Voz deve ser sempre o Gerente do Projeto, e quando não for possível, alguém designado pelo Marketing. As matérias com foco institucional, o Marketing designará o representante institucional apropriado;

  • Qualquer pessoa designada para ser um(a) Porta-Voz deve concluir o treinamento de mídia disponível na Academy (procure por Media Training) antes de qualquer sessão de entrevista com a imprensa.

Relacionamento com Agentes Públicos ou Privados

  • É proibido oferecer ou prometer brindes, viagens, entretenimentos, empregos ou doações;

  • As refeições com agentes públicos devem ser EVITADAS. Caso a refeição ocorra, jamais trate de assuntos que violem os valores da Casa Hacker;

  • Evitar visitas em espaços de projetos e fotografias com agentes públicos;

  • Manter relações ÉTICAS, PROFISSIONAIS, CORDIAIS e TRANSPARENTES;

  • Cumprir a legislação vigente;

  • É proibido participar de campanhas políticas (distribuir panfletos ou outras ações);

  • Evitar comentários sobre a Casa Hacker que não agreguem à discussão, especialmente sobre pessoas, processos e parceiros.

Canais de denúncia e o que reportar

O Canal de Denúncias garante SIGILO ABSOLUTO e a não retaliação aos que realizarem denúncias de boa-fé.

Exemplos de denúncias que podem ser reportadas:

  • Crimes e atos ilegais

  • Assédio (sexual ou moral)

  • Agressões

  • Fraudes

  • Casos de corrupção

  • Conflitos de interesses

  • Doações e patrocínios

As denúncias podem ser encaminhadas pelos canais:

  • Canal de Denúncias: https://compliance.casahacker.org

    • Este canal não indentifica o ator da denúncia, pode ser usado para perguntas, reportar qualquer situação e denúncias;

    • Você recebe um código e pode sempre acompanhar o status da denúncia ou pergunta;

    • Disponibiliza ainda um endereço para acessá-lo via rede Onion, que torna a denúncia impossível de ser identificada por causa da máscara/ofuscamento dos relays.

  • Jira Service Management: https://jira.casahacker.org/servicedesk

    • Use-o para registrar qualquer denúncia, dúvidas e reportar as situações previstas na política de forma identificada;

  • E-mail: [email protected]

  • Correspondência: Casa Hacker, A/C Compliance, R. Dr. Renato Paes de Barros, 618 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04530-000.

Manual anticorrupção

Saúde e segurança

Ambiente interno

Seja em um coworking, no espaço de algum parceiro ou em casa devemos nos atentar ao nosso ambiente de trabalho, pois até mesmo no escritório ou em espaços de formação e capacitação podemos desenvolver lesões e fadiga.

  • Mantenha seu local de trabalho limpo e organizado;

  • Proteja objetos cortantes e pontiuagudos guardados em caixas, gavetas e cases;

  • Evite o uso de benjamins nas tomadas e use sempre os equipamentos com padrão de tomada brasileiro;

  • Ao sentar-se de frente ao computador, as pernas na posição sentada, devem ficar em ângulo de 90º e os cotovelos sobre a mesa;

  • Deixe seu ambiente de trabalho bem iluminado, ambientes escuros causam fadiga e cansaço;

  • Seu monitor ou notebook deve estar, preferencialmente, ao cumprimento de um braço de distância;

  • Ative o modo Luz noturna no Windows para minimizar os impactos na sua visão e sono à noite;

  • Alinhe a parte superior do monitor ou computador de seu computador aos seus olhos;

  • Mantenha seu tronco em contato com o encosto do banco;

  • Deixe os materiais que você mais manuseia ao alcance das mãos, evitando deslocamentos desnecessários durante o dia;

  • Faça pausas para descansos e alongamentos, eles contribuem para evitar fadigas e lesões;

  • Fique atento a fios desencapados e soltos, comunique sempre que encontrar esse tipo de situação;

  • Mantenha líquidos afastados de equipamentos eletrônicos;

  • Em caso de acidente. Antes de tudo, mantenha a calma. Os primeiros socorros são fundamentais para a boa conduta do acidentado.

    • Nunca mexa em uma pessoa acidentada antes do socorro especializado, a não ser que a pessoa esteja correndo risco de perder a vida, como no caso de um incêndio;

    • Use o Kit de Emergência para os primeiros socorros até um atendimento médico;

  • Não faça grandes esforços, utilize as ferramentas adequadas para carregar materiais pesados, contate seu gestor e faça planejamento;

  • Para cada atividade existe uma ferramenta apropriada. Em caso de inexistência da ferramenta adequada, contate seu gestor providenciá-la ou orientar em como providenciar;

    • Instrumentos desgastados não devem ser utilizados, pois podem colocar a segurança em risco.

  • Para evitar fogo, várias precausões devem ser tomadas. A mais básica é nunca fumar nem acender chamadas ou provocar faíscas em locais onde isso é proibido;

    • Siga as recomendações de emergência em caso de incêndio;

    • Se você não é treinado para combater fogo, comunique a Brigada de Incêndio ou o Corpo de Bombeiros;

    • Desligue os materiais elétricos e mantenha livre os acessos aos equipamentos contra incêndio, as escadas, as saídas de emergência e acione o alarme;

    • Saia ordenadamente, incentivando os outros que façam o mesmo;

    • Não se arrisque para salvar objetos. O mais importante é sua vida.

  • Comunique qualquer acidente ao seu Gestor para anotação no diário.

Ambiente externo

Para atividades em campo, o uso do material identificação e precauções básicas é indispensável. Para fins de referência ambiente externo são locais de frequência única ou pontual, ou seja, são locais não habituais e que não há uma infraestrutura a sua disposição. Exemplos são:

  • Ações de comunicação e marketing de rua na comunidade;

  • Visitas técnicas;

  • Reuniões;

  • Serviços externo (portador).

Nossas recomendações são:

  1. Use camiseta da Casa Hacker para fins de identificação;

  2. Use os serviços de transporte por aplicativos corporativos e evite caminhar longas distâncias;

  3. Evite transportar objetos pesados e volumosos, leve somente o necessário;

  4. Use protetor solar e repelentes (solicite com antecedência ao seu Gestor);

  5. Use sapatos adequados;

  6. A visita à comunidades que nunca atuamos anteriormente deve ser feita sempre atendendo obedecendo às seguintes orientações complementares:

    1. Agendar com a organização que você visitará antecipadamente (7 dias úteis);

    2. Comunicar seu Gestor;

    3. Estar acompanhado de moradores, lideranças e organizações sociais do território;

    4. Obter informações (pesquisar) sobre a segurança da comunidade junto a moradores, lideranças e organizações sociais do território.

Doenças de Transmissão Respiratória

As doenças respiratórias são enfermidades que atingem os órgãos e as estruturas do sistema respiratório (vias nasais, faringe, laringe, brônquios, traquéia, diafragma, pulmões e alvéolos pulmonares). Esses distúrbios causam inflamações e irritação na região respiratória, além de provocarem a obstrução das vias aéreas, de forma a dificultar a passagem do ar e impedir a respiração completa. Além disso, são doenças facilmente transmissíveis.

São doenças de transmissão respiratória: Caxumba, Coqueluche, Difteria, Escarlatina Influenza, Meningites, Rubéola, Sarampo, Síndrome da Rubéola Congênita, Síndrome Gripal, Síndrome Respiratória Aguda Grave, Varicela, Conjuntivite, Síndrome Mão Pé Boca (SMPB) e Impetigo.

Nossas recomendações caso você esteja disgnosticado com Doenças de Transmissão Respiratória:

  1. Busque tratamento médico apropriado;

  2. Caso você esteja de licença médica, aproveite-a para se recuperar e retornar com saúde;

  3. Caso seja um quadro leve e não tenha sido feita dispensa médica, comunique seu gestor e altere suas atividades para home office, e evite ir a qualquer espaço para desempenhar atividades presencialmente e em grupo.

Nossas recomendações para prevenir Doenças de Transmissão Respiratória:

  1. Faça consultas e exames médicos de rotina regularmente;

  2. Atualize seu esquema vacinal;

  3. Lave as mãos e mantenha sua rotina de higiene pessoal em dia.

Reporte condições não seguras a seu gestor

A segurança depende de todos nós. Reporte ao seu Gestor qualquer condição não segura, qualquer que seja.

Em último caso, você também pode usar o Canal de Denúncia do Compliance caso alguma situação não segura não for resolvida.

TI Verde

A “TI Verde” conhecida também como Green IT é um conjunto de práticas sustentáveis adotadas pelo setor, com o objetivo de preservar o meio ambiente. Entre elas, estão:

  • redução do consumo de energia

  • correta destinação do lixo eletrônico;

  • reparo de equipamentos;

  • infraestrutura voltada para a preservação da vida útil dos equipamentos;

  • adequação à legislação ambiental.

Escolha os acessórios e dispositivos

Na hora de comprar fontes para notebook, impressoras e outros dispositivos, pesquise o consumo de energia deles. A longo prazo, isso pode significar uma economia considerável. Para identificar dispositivos que tenham eficiência energética, conheça os padrões Selo Procel e ENERGY STAR®.

Adquira máquinas mais econômicas e refurbished

Ao fazer a aquisição de computadores e outros equipamentos, escolha as opções que geram menos gasto de energia. Em muitos casos, um notebook é mais econômico do que um desktop — principalmente pela autonomia da bateria.

Os equipamentos remanufaturados e seminovos geralmente seguem os princípios da economia circular e do consumo consciente, respeitando o meio ambiente, a Reurbi é um exemplo de negócio de impacto ambiental que comercializa computadores remanufaturados.

Quando a ideia for trocar de equipamento, procure reaproveitar periféricos e outros componentes. Aproveite toda a vida útil do aparelho.

Desligue o computador, monitor e outros dispositivos quando não estiverem em uso

Para reforçar o esforço à economia de energia, desligue os aparelhos da tomada quando não estiver usando.

Você pode usar os modos de economia de energia do computador, do monitor, da impressora, mas, na prática, não são eficientes para economizar energia, pois a redução não é considerável, por tanto, prefira desligar e desconectar da tomada quando não estiver usando.

Sem papel

Impressão somente para fins pedagógicos e de maneira moderada.

Hoje não é mais necessário gastar impressão e papel para atividades administrativas, inclusive de projetos, como termos de adesão, autorizações, entre outros, tudo isso é possível ser feito usando as plataformas de assinatura eletrônica.

Os nossos procedimentos operacionais padrão já preveem o uso de plataforma de assinatura eletrônica, contudo caso você precise processar muitos documentos eletrônicos diariamente na sua área, contate seu Gestor para solicitar uma conta exclusiva junto ao time de Tecnologia.

Reciclagem

Durante nossa operação, você e todos precisam estar cientes de que a reciclagem e a correta destinação dos resíduos é uma responsabilidade de todos nós. É muito fácil no cotidiano deixarmos de fazer a correta destinação por falta de informação. Aqui, vamos mencionar alguns dos resíduos que precisam de destinação especial e que não devem der descartados no lixo comum:

  1. Eletrônicos (smartphones, computadores, carregadores);

  2. Toner e cartuchos de impressora;

  3. Lampadas;

  4. Pilhas e Baterias (bateria de computadores, inclusive aquelas danificadas, viciadas);

  5. Filamentos não biodegradáveis (objetos e restos de filamentos para impressora 3D).

Orientações de descarte:

  1. Eletrônicos que chegaram ao fim da vida útil ou que não serão consertados por ser antieconômico:

    1. Contatar a Reurbi para o descarte.

    2. Caso a Reurbi não aceite, contatar o fabricante para logística reversa junto ao fabricante;

    3. Caso o fabricante não retorne em tempo hábil, consultar as próximas alternativas de descarte no eCycle.

  2. Toner e cartuchos de impressora

    1. Contatar o fabricante para logística reversa;

    2. Caso o fabricante não retorne em tempo hábil, consultar as próximas alternativas de descarte no eCycle.

  3. Lampadas, Pilhas e Baterias e Filamentos não biodegradáveis

    1. Contatar o fabricante ou consultar um ponto mais próximo de descarte no eCycle.

Seus próximos passos

  1. Abra o Gmail (https://gmail.com), faça login com sua conta Google fornecida por nós (@casahacker.org), encontre seu e-mail de boas-vindas do nosso time, e você saberá quem é seu orientador.

  2. Acesse o Slack (https://casa-hacker.slack.com), faça login com sua conta Google fornecida por nós (@casahacker.org), na barra de pesquisa, lá no topo, pesquise o nome do seu time ou do seu orientador;

  3. Apresente-se ao seu time no Slack, pergunte sobre a agenda de reuniões do time e aguarde os próximos passos. Você a partir de agora será integrado ao time e o Gestor do time será seu principal orientador.

  4. Continue explorando os Treinamentos aqui na Academy para conhecer nossos processos, políticas e metodologias.

Last updated